quinta-feira, abril 12, 2012

Palavrões - Millôr

Os palavrões não nasceram por acaso. São recursos extremamente válidos e criativos para prover nosso vocabulário de expressões que traduzem com a maior fidelidade nossos mais fortes e genuínos sentimentos. É o povo fazendo sua língua!
(...) Qual expressão traduz melhor a ideia de muita quantidade do que "pra caralho"? "Pra caralho" tende ao infinito, (...). A Via-Láctea tem estrelas "pra caralho". Eu gosto de cerveja "pra caralho".

No gênero do "pra caralho", mas, no caso, expressando a mais absoluta negação, está o "nem fudendo". O "não, não e não" e já sem nenhuma credibilidade "não, absolutamente não" não o substituem. O "nem fudendo" é irretorquível, e liquida o assunto. Te libera com a consciência tranquila, para outras atividades de maior interesse em sua vida. (...)

Por sua vez, o "porra nenhuma" atendeu tão plenamente as situações onde nosso ego exigia não só a definição de uma negação, mas também o justo escárnio contra descarados blefes, (...)

E seria tremendamente injusto não registrar aqui a expressão de maior poder de definição do Português Vulgar: "fudeu". Você conhece definição mais exata, pungente e arrasadora para uma situação que atingiu o grau máximo imaginável de ameaçadora complicação? (...) Sem contar que o nível de stress de uma pessoa é inversamente proporcional à quantidade de "foda-se" que ela fala.

Existe algo mais libertário que o conceito do "foda-se"? O "foda-se" aumenta minha auto estima, me torna uma pessoa melhor. Reorganiza as coisas. Me liberta. "Não quer sair comigo? Foda-se!" "Vai querer decidir essa merda sozinho? Então foda-se!" O direito ao "foda-se" deveria estar assegurado na Constituição Federal. LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE E FODA-SE.

Nenhum comentário: