segunda-feira, julho 04, 2011

Filme Horizonte Perdido (1937)

"... Não terei um exército. Vou dispensar o meu. Afundarei meus navios de guerra, destruirei cada peça de artilharia. Quando o inimigo chegar, direi: Entrem, em que posso ajudar? - Então os coitados dos soldados inimigos vão parar para pensar. E o que pensarão: Há algo errado aqui. Fomos enganados. Isso não está de acordo. Eles são amigáveis. Por que matá-los? - E baixarão suas armas. Viu como tudo é simples? Um chute em séculos de tradição! E me arrastarão para o manicômio mais próximo."

- Qual religião vocês seguem?
- Em suma, nossa crença básica é na moderação. Pregamos a virtude de evitar qualquer tipo de excesso incluindo até mesmo o excesso de virtude. Governamos moderadamente, e nos obedecem com moderação. Consequentemente, nosso povo é moderadamente honesto, moderadamente casto e, de certa forma, moderadamente feliz.
- E quanto à lei e à ordem? Não há soldados nem polícia?
- Oh, por Deus, não.
- E como lidam com os criminosos?
- Não há crimes aqui. O que forma um criminoso? Carência, geralmente; avareza, inveja, o desejo de ter algo que outra pessoa possui. Não pode haver crime onde há abundância.

"Você não imagina como um pouco de gentileza ajuda a amenizar os problemas mais complicados."

"Veja o mundo hoje. Há algo mais lamentável? Quanta loucura, quanta cegueira! Quantos líderes sem inteligência! Uma massa de seres enlouquecidos trombando uns contra os outros. Movida por uma orgia de ganância e brutalidade. Virá o tempo, meu amigo, em que esta orgia se consumirá. A brutalidade e o desejo pelo poder perecerão pela própria espada. (...) E um modo de vida baseado numa única e simples regra surgirá: SEJA BOM."


Quero propor um brinde: à esperança de que todos nós encontremos nosso Shangri-lá.