segunda-feira, junho 29, 2009

Eterno retorno

"E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: '-Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indivisivelmente pequeno e de grande em tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e sequência - e do mesmo modo esta aranha e este luar entre as árvores, e do mesmo modo este instante e eu próprio. A eterna ampulheta da existência será sempre virada outra vez - e tu com ela, poeirinha da poeira!' Não te lançarias ao chão e rangerias os dentes e amaldiçoarias o demônio que te falasses assim? Ou viveste alguma vez um instante descomunal, em que lhe responderías: '-Tu és um deus e nunca ouvi nada mais divino!' Se esse pensamento adquirisse poder sobre ti, assim como tu és, ele te transformaria e talvez te triturasse: a pergunta diante de tudo e de cada coisa: '-Quero isto ainda uma vez e inúmeras vezes?' pesaria como o mais pesado dos pesos sobre o teu agir! Ou, então, como terias de ficar de bem contigo e mesmo com a vida, para não desejar nada mais do que essa última, eterna confirmação e chancela?"

Nietzsche em A Gaia Ciência

sexta-feira, junho 26, 2009

À Morte - Florbela Espanca

Morte, minha Senhora Dona Morte,
Tão bom que deve ser o teu abraço!
Lânguido e doce como um doce laço
E como uma raiz, sereno e forte.

Não há mal que não sare ou não conforte
Tua mão que nos guia passo a passo,
Em ti, dentro de ti, no teu regaço
Não há triste destino nem má sorte.

Dona Morte dos dedos de veludo,
Fecha-me os olhos que já viram tudo!
Prende-me as asas que voaram tanto!

Vim da Moirama, sou filha de rei,
Má fada me encantou e aqui fiquei
À tua espera… quebra-me o encanto!

quinta-feira, junho 25, 2009

Emily Dickinson

Uma palavra morre
Quando é dita —
Dir-se-ia —
Pois eu digo
Que ela nasce
Nesse dia.

quarta-feira, junho 24, 2009

hemingway

"Se duas pessoas se amam uma à outra, não pode haver final feliz."

terça-feira, junho 23, 2009

última chamada

Tome sua realidade, sonho!

segunda-feira, junho 22, 2009

Elephant


sexta-feira, junho 19, 2009

Rise - Eddie Vedder

Composição: Eddie Vedder

Such is the way of the world
You can never know
Just where to put all your faith
And how will it grow

Gonna rise up
Bringing back holes and dark memories
Gonna rise up
Turning mistakes into gold

Such is the passage of time
Too fast to fold
And suddenly swallowed by signs
Low and behold

Gonna rise up
Find my direction magnetically
Gonna rise up
Throw down my haste in the road

Tais são os caminhos do mundo
Você nunca sabe onde colocar sua fé
E como ela vai crescer

quinta-feira, junho 18, 2009

A arte cavalheiresca do arqueiro zen

..."Como principiante, ele não conhece o medo, mas, ao contrário do discípulo, torna-se cada vez mais completamente indiferente a tudo o que possa amedrontá-lo. Através de longos anos dedicados à meditação ele descobriu que, no fundo, a vida e a morte são uma única coisa, e que ambas pertencem ao mesmo plano do destino. Ele não sente a angústia de viver, nem o temor da morte. Apraz-lhe - e isso é característico do espírito zen - viver no mundo, mas estar sempre preparado para abandoná-lo, sem que a idéia da morte o pertube. Não foi por casualidade que o samurai escolheu a Flor da Cerejeira como seu símbolo. Assim como a pétala, refletindo o pálido raio do Sol matinal, se desprende da flor, o Homem Intrépido se desprende, silenciosa e impassivelmente, da existência"... Eugen Herrigel

quarta-feira, junho 17, 2009

Revista Fórum entrevista Suassuna

(...)
Ariano Suassuna – Olha, meu amigo Capiba, que era um grande compositor, uma figura extraordinária, ficava indignado quando diziam que cachorro gosta de osso. Ele dizia, só dão osso ao cachorro, depois dizem que ele só gosta de osso. Ele adora comida como todo mundo. Ele dizia, bote um osso e bote um filé para ver qual é que ele escolhe. Agora não estão deixando a juventude brasileira entrar em contato com o filé. Só estão lhes dando osso.

Ariano Suassuna - ... Cervantes não é arcaico nem nunca será. Aquele ali é contemporâneo, eterno e será sempre para todas as gerações. E o Quixote ainda hoje é romance de vanguarda. E vai ser até o fim dos tempos. E esses que querem olhar pra ele por cima do ombro, não vão longe. Nunca vão chegar lá.

Fórum – E o senhor sempre defende que é necessário sonhar, como o Dom Quixote, né?
Ariano Suassuna – Eu acho, claro. O sonho é que leva a gente para a frente. Se a gente for seguir a razão, fica aquietado, acomodado.

Fórum – O senhor considera o Lula uma figura quixotesca?
Ariano Suassuna – Veja que engraçado, uma vez eu estive num ato público de apoio a Lula e um amigo, de quem gosto muito, ao ver meu retrato com Lula, disse que era Dom Quixote e Sancho. Eu seria Dom Quixote e Lula seria Sancho, porque o Lula é baixinho e gordinho (risos)... Bom, aí eu disse, pode até ser, porque quando chegou a hora de dar o governo da ilha, Dom Quixote deu a responsabilidade a Sancho, que fez um bom governo. O político era Sancho. Mas, mesmo assim, depois de um desgosto muito grande, ele terminou saindo, quando descobriu o que tinha ao redor. Ele saiu e foi chorar com o jumento. Eu acho que Lula está mais ou menos nessa situação. Acho que ele já está chorando com o jumento.

terça-feira, junho 16, 2009

Caio F.

- Alfa é meu nome - disse.
E ele perguntou:
- Esse é teu nome de guerra?
E ele respondeu:
- Não. Esse é meu nome de paz.

segunda-feira, junho 15, 2009

eu tenho direito ao sonho e a utopia

quinta-feira, junho 11, 2009

Sugiro

Mal por mal, más vale la taberna que el hospital.

quarta-feira, junho 10, 2009

por haver apenas compreendido

Tu pouco dás quando dás te tuas posses. É quando dás de ti próprio que realmente estás dando. É belo dar quando solicitado; é mais belo ainda dar quando não solicitado, dar por haver apenas compreendido.

Khalil Gibran

sexta-feira, junho 05, 2009

05 de junho

Dia Mundial do Meio Ambiente
"A sensibilização de um só indivíduo é a base da sensibilização coletiva."